Moxa

Ao entrar em qualquer clínica de acupuntura, você costuma notar o familiar odor esfumaçado das moxas. Algumas pessoas adoram, outras não. Novos pacientes geralmente perguntam “O que é esse cheiro estranho?”

A moxaterapia ou moxabustão é um método de aquecimento de pontos específicos de acupuntura no corpo, queimando um material de ervas próximo à pele. Esta técnica pode ser usada sozinha ou em combinação com a acupuntura.

 

Do que é feita a moxa?

 
Moxa

O material de ervas usado normalmente nas moxas é a Artemísia, uma erva daninha invasora, que cresce em muitos climas. A artemísia tem uma longa história de uso na medicina popular. Acredita-se que os romanos plantavam artemísia às margens das estradas para torná-la disponível para os viajantes calçarem os sapatos para aliviar os pés doloridos e protegê-los da exaustão. Talvez seja por causa de sua capacidade de melhorar o movimento do qi e do sangue.

A artemísia recebe seu nome botânico da deusa grega da lua Artemis, patrona das mulheres, e é uma erva maravilhosa para condições ginecológicas. Na Fitoterapia Chinesa é usado para tratar sangramento menstrual intenso e sangramento uterino e para aumentar a circulação sanguínea na área pélvica para tratar a dor menstrual.

Qualquer tipo de calor aplicado ao corpo pode aumentar o fluxo de qi e sangue. Lâmpadas de calor, almofadas de aquecimento ou linimentos de aquecimento podem dar um efeito semelhante à moxabustão. Mas o calor combinado com as poderosas propriedades curativas da artemísia dá à moxabustão uma vantagem comprovada.

Um dos componentes ativos da artemísia, o borneol, é comumente usado em terapias tópicas por seus efeitos analgésicos. Outras explicações para o uso de artemísia, em oposição a algum outro material de ervas, é que ela cresce facilmente em muitos lugares, é barata e queima lentamente.

 

Para que serve a moxabustão?

 

A moxabustão pode ser usada para prevenir doenças e manter a saúde como parte dos tratamentos de tonificação para ajudar a fortalecer os órgãos e o sistema imunológico. Aquece os meridianos e expele o frio. Pode ser usado para promover a circulação em áreas de dor crônica ou tensão muscular. As moxas são usadas especialmente para a dor que piora com a exposição ao clima frio ou úmido, como em alguns tipos de dor de artrite. Quando aplicada a pontos de acupuntura que fortalecem e elevam o qi, a moxabustão pode estimular o sistema imunológico e ajudar na fadiga, problemas digestivos e muito mais.

 

Gostou do conteúdo? Eu adoraria saber o que você achou deste artigo e quais outros assuntos que você gostaria de ver por aqui. Conte nos comentários abaixo.

Compartilhe:
Médica formada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), é especialista em Acupuntura Médica pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) e Associação Médica Brasileira (AMB). Atualmente realiza tratamentos em pacientes com base na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Medicina Ocidental. CRM 157.203

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *