Bruxismo

O bruxismo é conhecido como o apertar ou ranger de dentes produzido involuntariamente durante o sono, podendo levar ao desenvolvimento de DTM (Distúrbios Temporomandibulares), desgaste dos dentes e dores de cabeça. Como tratamento alternativo, a acupuntura vem sendo usada por muitas pessoas para solucionar este problema.

Ao desenvolver hábitos que supostamente aliviam a tensão do cotidiano (roer unhas, mastigar extremidades de canetas), indivíduos estressados podem gerar pequenos traumas em suas estruturas mandibulares e o que deveria ser uma válvula de escape, leva a mais desordem funcional.

Geralmente, o bruxismo é tratado através do uso de placas para os dentes, farmacoterapia e terapia psicológica já que é comumente causado por problemas emocionais.

 

A acupuntura como tratamento do bruxismo

 
Acupuntura

Métodos tradicionais para tratamento do bruxismo podem envolver o uso de placas dentárias para impedir que os dentes se desgastem, normalmente os dentistas encomendam e direcionam o uso. Apesar de ajudar, esses tratamentos não resolvem o problema por completo e por conta disso, outros meios passam a ser estudados.

Artigos científicos demonstram que o tratamento das DTMs com o uso da acupuntura pode apresentar resultados melhores e mais duradouros na redução da dor quando comparado por exemplo, ao uso de placa oclusal.

Ao mesmo tempo em que alivia a dor e relaxa a musculatura, a acupuntura e suas variantes (auriculoterapia, laser-acupuntura) atuam na redução de estresse e ansiedade que podem estar desencadeando as crises, levando à melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Em geral, o paciente percebe a melhora da dor logo após a primeira sessão.

 

Gostou do conteúdo? Conte nos comentários o que você achou deste artigo e quais outros assuntos você gostaria de ver por aqui.


Compartilhe:
Médica formada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), é especialista em Acupuntura Médica pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) e Associação Médica Brasileira (AMB). Atualmente realiza tratamentos em pacientes com base na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Medicina Ocidental. CRM 157.203

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *