A insônia pode ser descrita como: dificuldade para adormecer, acordar durante a noite ou muito cedo, sono inquieto e perturbado pela presença excessiva de sonhos. Ela não está relacionada somente com a quantidade de horas dormidas, mas também com a qualidade do sono.
A maioria dos insones sente durante o dia: fadiga, cansaço, ardência nos olhos, irritabilidade, ansiedade, sonolência, alteração de concentração, humor e de memória. É normal ter insônia em alguma fase da vida, mas se sua frequência for muito alta, ela já se tornou crônica e é nesse momento que faz sentido procurar ajuda de um profissional.
Durante séculos a Medicina Tradicional Chinesa estuda os tratamentos para que as pessoas tenham um sono melhor e de qualidade. A acupuntura e suas variantes, como a auriculoterapia e a ventosaterapia, têm sido utilizadas com grande frequência por profissionais praticantes da MTC.
Quais são as causas da insônia?
Esse distúrbio pode ser causado por diversos fatores, entre eles:
– Trabalho mental excessivo
– Longas jornadas de trabalho
– Estresse
– Alimentação irregular
– Ansiedade
– Depressão
– Dores Musculares
– Dificuldade para respirar
– Outros problemas de saúde
Como a Medicina Tradicional Chinesa enxerga a insônia
O princípio da MTC é o equilíbrio de energia no corpo, em que se busca manter o fluxo desta energia, sem bloqueio, má distribuição ou de forma incorreta. Neste aspecto, a doença é resultado da ocorrência de fenômenos diferentes e simultâneos, que provocam desarmonia global, ou seja, nas relações do homem com a natureza, sua família e os semelhantes.
Pela visão da MTC há uma interrelação entre o Corpo e a Mente. Uma desarmonia dos órgãos internos pode gerar alterações na Mente, resultando em alterações no sono, em consequência, a insônia. Se os órgãos internos estiverem saudáveis e em equilíbrio, a Mente é devidamente enraizada e o sono será profundo sem muitos sonhos e interrupções.
O objetivo das ferramentas da MTC é colocar o corpo em equilíbrio, seus órgãos e como consequência, a mente. Estudos científicos demonstram que a acupuntura, através de pontos específicos, é capaz de controlar o sistema nervoso autônomo e tem sido empregada com sucesso para o tratamento de insônia.
E você? Tem dificuldade de pegar no sono ou não consegue dormir direito? A acupuntura pode ser uma ótima opção para um sono de qualidade.
Gostou do conteúdo? Conte nos comentários o que você achou deste artigo e quais outros assuntos você gostaria de ver por aqui.