A fibromialgia é caracterizada por dor crônica generalizada, comumente acompanhada de outros sintomas, como insônia, fadiga, ansiedade e/ou depressão, alterações de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, palpitações, formigamento e problemas intestinais. Ocorre predominantemente no sexo feminino, sendo comum ocorrer piora da dor quando há exposição ao frio e umidade.
O diagnóstico é feito com base na história e exame físico, pois não há exames complementares que detectem a doença. Geralmente, o paciente é diagnosticado após uma longa trajetória indo ao médico devido à sua diversidade de queixas.
Não existe uma causa definida, mas sabe-se que os pacientes apresentam alterações de neurotransmissores que resultam em hipersensibilidade a estímulos dolorosos. O surgimento da fibromialgia está relacionada à fatores genéticos, neuroendócrinos, psicológicos e distúrbios de sono.
Como a acupuntura ajuda na fibromialgia?
A acupuntura vem sendo cada vez mais recomendada como um tratamento complementar da fibromialgia porque comprovadamente atua no mecanismo de controle da dor através da modulação de neurotransmissores. Além disso, a acupuntura trata concomitantemente outros sintomas como insônia, ansiedade/depressão e alterações intestinais.
O tratamento não medicamentoso inclui psicoterapia, exercícios físicos de baixo impacto, alongamento diário e aplicação de calor local. São recomendadas técnicas de relaxamento como ioga, meditação e massagem.
Gostou do conteúdo? Conte nos comentários o que você achou deste artigo e quais outros assuntos você gostaria de ver por aqui.