A acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa que envolve o uso de agulhas pequenas e finas que são inseridas em pontos de acupuntura específicos no corpo para provocar uma resposta e trazer o corpo de volta ao equilíbrio. É uma modalidade altamente eficaz e segura que pode ser usada para uma variedade de doenças e condições.
Apesar da acupuntura ainda não ser tão divulgada como uma terapia para o controle da dor, os brasileiros estão se tornando mais conscientes de seus benefícios e abertos a experimentar como uma forma de controlar a dor.
De acordo com a Grand View Research, espera-se que o mercado global de medicina complementar e alternativa cresça para mais de 210 bilhões de dólares até 2026. Isso demonstra que a demanda por terapias alternativas como a acupuntura continua a crescer à medida que as pessoas procuram maneiras naturais de tratar suas doenças.
A acupuntura para o controle da dor atua da seguinte forma:
– Alivia a dor e o desconforto relaxando os músculos e estimulando a liberação de endorfinas (substâncias químicas naturais para o alívio da dor) e serotonina (o hormônio da felicidade) para promover sensações de bem-estar.
– Diminuindo a inflamação, aumentando a produção de cortisol, o hormônio que ajuda a controlar a inflamação no corpo.
– Reduzindo a tensão muscular e os espasmos. Músculos hiperativos e contrações musculares involuntárias podem causar dor; colocar os pontos de acupuntura ao longo dos pontos-gatilho ajuda a liberar os músculos contraídos.
– Promove a circulação sanguínea saudável pela modulação de certas substâncias químicas cerebrais que contraem e dilatam os vasos sanguíneos. Isso é útil para aliviar a dor associada a enxaquecas e dores de cabeça em que a constrição dos vasos (estreitamento) e a redução do fluxo sanguíneo são um problema.
– Reduz o estresse e a ansiedade por meio da regulação dos hormônios envolvidos na resposta ao estresse (cortisol, serotonina, noradrenalina, dopamina). A acupuntura pode ajudar o corpo a se adaptar ao estresse e iniciar a resposta de relaxamento.
– Relaxa o sistema nervoso ativando a resposta de repouso e digestão (o oposto da resposta de lutar ou fugir) que afeta a forma como o cérebro envia sinais de dor ao corpo. Um sistema nervoso sobrecarregado ou estressado responderá à dor com mais intensidade e diminuirá seu limiar para a dor. – Auxilia na cicatrização e reparo de tecidos, estimulando a liberação de fibroblastos, essas são as células encontradas no tecido conjuntivo que secretam proteínas de colágeno para manter a saúde do tecido.
Gostou do conteúdo? Eu adoraria saber o que você achou deste artigo e quais outros assuntos que você gostaria de ver por aqui. Conte nos comentários abaixo.