A alergia é um conjunto de reações causadas por sensibilidade do sistema imunitário a um agente estranho. Na maioria das vezes, esses agentes causam pouco ou nenhum problema. Infelizmente uma parcela da população possui reações mais intensas que podem afetar diversas partes do corpo, como por exemplo a pele e o sistema respiratório.
Já é conhecido que a acupuntura é eficaz no tratamento de diversos tipos de problemas, como dores musculares, distúrbios emocionais, problemas respiratórios, entre outros, e não é de se surpreender que a acupuntura também é procurada para reduzir sintomas de alergias.
O tratamento da alergia

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o Pulmão tem uma estreita relação energética com a pele, e quando desequilibrado, pode levar a doenças como asma, rinite, dermatite, urticária etc. Durante o tratamento de acupuntura, que busca prevenir e tratar doenças por meio da introdução de agulhas em pontos específicos, os pontos estimulados buscam:
-Fortalecer o sistema imunológico;
-Dispersar os agentes agressores;
-Fortalecer a energia do Pulmão;
-Eliminar mucosidade.
Nosso corpo é composto por vários meridianos, similares a rios de energia. E é o desequilíbrio desses meridianos que afeta nossos órgãos. O que as agulhas fazem é justamente desbloquear esses rios de energia, refazendo o caminho original dos meridianos e restabelecendo e equilibrando a saúde.
Estudo científico: acupuntura x alergia

Uma pesquisa realizada em Berlim, na Alemanha, submeteu pessoas que sofriam de alergias sazonais às sessões de acupuntura. Antes de começar o tratamento e após 12 sessões de acupuntura, os participantes relataram a intensidade de seus sintomas dentro de uma escala de zero a seis – sendo zero nenhum sintoma e seis, sintomas fortes. Os indivíduos submetidos à acupuntura foram aqueles que relataram a melhora mais significativa.
O tratamento da Acupuntura pode ser utilizado na maioria dos casos alérgicos, sendo os mais comuns, a rinite, sinusite, dermatites tópicos e intolerância às substâncias. O ideal é a que o indivíduo busque a acupuntura antes do acontecimento das crises alérgicas, evitando que os sintomas apareçam, no entanto, caso estes já estejam instalados, a acupuntura traz alívio praticamente imediato.
Gostou do conteúdo? Conte nos comentários o que você achou deste artigo e quais outros assuntos você gostaria de ver por aqui.