Acupuntura
 

Acupuntura é uma prática da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que envolve a inserção de agulhas muito finas em pontos estratégicos do corpo. Desde a sua criação na China, há mais de 2.500 anos, a acupuntura tem sido usada tradicionalmente para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, além de melhorar a saúde geral.

A acupuntura médica é a prática da acupuntura realizada por profissionais formados e licenciados em medicina e que também possuem uma formação nessa área, exercendo-a como uma especialidade.

Os médicos que são especializados nessa área realizam um extenso programa de educação médica em acupuntura, que engloba teoria oriental chinesa, técnicas de agulhamento e pontos de acupuntura.

Ao contrário da crença ocidental popular, ela não é somente aplicação de agulhas para aliviar a dor, a prática é um protocolo médico completo focado na correção de desequilíbrios da energia no corpo.


Como é realizada?

 
Acupuntura

Antes da prática propriamente dita, o paciente realiza uma consulta com o médico acupunturista para diagnosticar os principais sintomas e problemas de saúde, a fim de identificar a melhor forma de tratamento, ou seja, quais pontos do corpo serão estimulados.

Caso necessário, o médico especialista em acupuntura pode solicitar todos os recursos médicos ocidentais, como exames de imagem e exames laboratoriais, para auxiliá-lo na análise e diagnóstico de cada caso.

Feito isso, a pessoa fica deitada em uma maca e o profissional insere agulhas descartáveis nos pontos estratégicos, geralmente as picadas das agulhas são indolores pois elas são bem finas. Em média, ela fica deitada por 30 minutos, mas o tempo pode variar dependendo do tipo de tratamento.

 

A teoria por trás da acupuntura

 
Acupuntura

A visão oriental

 

A Medicina Tradicional Chinesa explica a acupuntura como uma técnica para equilibrar o fluxo de energia ou força vital, conhecido como Qi (pronuncia-se chi), que se acredita fluir através de caminhos (meridianos) no corpo. Quando o Qi está fluindo bem e indo para os lugares certos, a pessoa apresenta uma boa saúde mental e física, mas quando o qi está fluindo incorretamente (bloqueado ou deficiente), isso resulta em má saúde e doença

O conceito de Qi não é tão estranho assim, é como o funcionamento interno natural do corpo. Às vezes, as pessoas são mais propensas a doenças quando se sentem estressadas ou ansiosas. Quando elas estão relaxadas e saudáveis, o corpo também reflete isso fisicamente. Afinal, o humor, saúde mental e bem-estar geral afetam a saúde física. Assim, a acupuntura visa ajudar as pessoas a alcançar o equilíbrio, e como resultado, proporcionar alívio para muitas doenças.

A visão ocidental

 

Por outro lado, muitos praticantes ocidentais vêem os pontos de acupuntura como locais para estimular nervos, músculos e tecido. Ao inserir as agulhas, elas afetam os nervos nos tecidos locais estimulando terminações nervosas na área que causa liberação de substâncias químicas.

Essas substâncias químicas aumentam o fluxo sanguíneo para a pele. O aumento do fluxo sanguíneo significa mais nutrientes e oxigênio entrando nos tecidos. As substâncias liberadas também incluem os próprios produtos químicos para aliviar a dor do corpo. O alívio localizado da dor também reduz a dor percebida em outras estruturas na mesma área. Por sua vez, isso promove a cura ou melhora de dores.

 

Quem pode fazer e para que serve a acupuntura?

 
Acupuntura

Qualquer pessoa pode fazer a acupuntura, seja ela idoso, adulto ou criança. Mesmo que ela não possua nenhum tipo de problema, pode fazer também para melhorar a qualidade de vida e bem-estar.

A acupuntura é usada principalmente para reforçar o sistema imunológico e aliviar o desconforto associado a uma variedade de doenças e condições, tais como:

– Distúrbios emocionais: ansiedade, depressão, estresse;
– Problemas digestivos e gastrointestinais: náuseas, vômitos, gastrite, síndrome do intestino irritável, constipação intestinal;
– Problemas neurológicos: dor de cabeça, enxaqueca, doença de Parkinson;
– Problemas respiratórios: rinite, sinusite, asma, bronquite;
– Problemas ortopédicos: dores em geral, diminuição de força;
– Problemas na boca: dor de dente, faringite;
– Problemas menstruais: irregularidade do ciclo menstrual, cólicas;
– Outros problemas: problemas hormonais, problemas de fertilidade, insônia, alergias, entre outros.

 

Benefícios e contraindicações

 
Acupuntura

A técnica da acupuntura normalmente não apresenta riscos à saúde e nem provoca efeitos colaterais, mas deve ser executada por um profissional qualificado e certificado.

Entre os benefícios da acupuntura estão:
– Efeitos colaterais nulos ou bem baixos;
– Pode ser efetivamente combinado com outros tratamentos;
– Pode controlar vários tipos de dores e problemas;
– Pode ajudar pacientes para os quais o tratamento medicamentoso é contraindicado;

Entre as contraindicações da prática estão:
– Caso a pessoa tenha algum distúrbio hemorrágico, as chances de sangrar ou ferir aumentam;
– Para as pessoas com fobia a agulhas, não é recomendado o tratamento com agulhas, já que estressaria mais a pessoa; neste caso, a acupuntura a laser, auriculoterapia e ventosaterapia são as melhores opções.

 

A acupuntura tem muitos benefícios, por isso pode valer a pena tentar se você estiver tendo problemas para controlar a dor, desconforto ou problemas emocionais através de métodos mais convencionais.