Muitas pessoas, ao pensarem em acupuntura, já sentem uma aversão à técnica sem antes mesmo de conhecer como ela funciona. Algumas delas, além de questionarem se acupuntura dói, deixam de procurar esse tipo de tratamento, seja por medo de agulhas ou por associarem à sensação desagradável da dor.
A dor ocorre em diferentes níveis de intensidade e é um fenômeno muito subjetivo, pois para uma pessoa ela pode ser fraca e para outra muito forte. Ela inicia-se nos receptores do corpo, que são transmitidos através de impulsos elétricos até o cérebro, o que faz torná-la consciente.
Quais sensações a acupuntura causa?
Bem diferente de uma injeção, a acupuntura utiliza agulhas bem finas, com espessura de um fio de cabelo. São flexíveis, descartáveis e produzidas com aço inox. A aplicação é feita superficialmente na pele, e é normal que a pessoa sinta uma sensação bem leve da picada, quase imperceptível dependendo da localização.
Para alguns pacientes, durante a aplicação das agulhas, é comum sentirem uma espécie de choque elétrico no momento da picada e calor. Do ponto de vista da acupuntura, essa sensação é boa, já que significa que os pontos estão sendo estimulados e liberando energia. Isso é um sinal que o ponto está sendo ativado.
A maioria das pessoas que são tratadas não sentem nenhum tipo de desconforto ou dor, embora isso seja uma experiência diferente para todos. Isso pode variar de acordo a tolerância à dor e sensibilidade geral. No início, pode ser que a primeira sessão de acupuntura seja mais intensa, ou seja, o corpo sinta mais os estímulos das agulhas, e nos próximos isso vá diminuindo.
Afinal, acupuntura dói mesmo?
No geral, um tratamento de acupuntura normalmente não dói. Assim como os pacientes, existem diversos tipos de profissionais, alguns deles podem usar mais força ou uma técnica mais pesada ao inserir as agulhas, mas o mais importante é consultar apenas acupunturistas licenciados e experientes para o tratamento.
Caso o paciente sinta uma dor severa ou aguda, deve avisar o acupunturista para que analise e reveja os locais de aplicação das agulhas. Na maioria das vezes, a dor ou o desconforto são passageiros e duram apenas alguns segundos.
Uma outra forma de conter o desconforto é solicitar ao profissional para ir mais devagar, usar menos agulhas e inseri-las mais superficialmente. Mas se mesmo assim, você é uma daquelas pessoas que não se sente confortável com agulhas, tem pavor e acha que acupuntura dói, existem outras opções dentro da Medicina Tradicional Chinesa sem o uso de agulhas. A auriculoterapia, ventosaterapia ou acupuntura a laser são ótimas opções para o seu tratamento.
Gostou do conteúdo? Eu adoraria saber o que você achou deste artigo e quais outros assuntos que você gostaria de ver por aqui. Conte nos comentários abaixo.