Cada vez mais brasileiros – e seus médicos – têm considerado a acupuntura uma ferramenta útil, especialmente para dor crônica, como dores nas costas e pescoço, osteoartrite / dor nos joelhos e dores de cabeça, incluindo enxaquecas.
A acupuntura (um ramo da medicina tradicional chinesa) é uma prática 3.500 anos mais velha do que a medicina ocidental tradicional. Ela age aplicando agulhas, calor e pressão em pontos específicos do corpo. A teoria é que revigorar esses pontos libera ou redireciona a energia natural do corpo conhecida como Qi porque a doença e a dor vêm de bloqueios ou desequilíbrios dessa força vital.
Como a acupuntura funciona contra a dor crônica?
De acordo com o National Institute of Health (NIH), vários estudos sugerem que a acupuntura funciona particularmente bem em dores crônicas, como dores nas costas e no pescoço, osteoartrite / dor no joelho, e dor de cabeça. Frequentemente, reduz a incidência e a gravidade das cefaleias tensionais e pode prevenir as enxaquecas. Portanto, a acupuntura é uma opção razoável para as pessoas com dor crônica.
Um artigo de revisão publicado na Practical Pain Management descobriu que o alívio da dor com a acupuntura vem da inativação da fonte da dor pela modulação dos níveis de endorfina. A acupuntura é cada vez mais usada como terapia alternativa ou complementar para o tratamento da dor. É bem tolerado, com baixo risco de efeitos colaterais. As técnicas de acupuntura tradicionais e modernas podem resultar em melhora nos padrões de dor.
Com base em evidências científicas, a acupuntura tem maior probabilidade de beneficiar pacientes com lombalgia, dor de garganta, cefaléia crônica idiopática ou tensional, enxaqueca, osteoartrite de joelho, dor no ombro, fibromialgia, dor na articulação temporomandibular e dor pós-operatória.
Dicas para encontrar um bom acupunturista
É aconselhável qualquer pessoa iniciante na acupuntura a procurar primeiro um profissional licenciado e certificado. Além disso, certifique-se de encontrar um profissional com o qual se sinta confortável. Frequentemente, os pacientes consultam o acupunturista regularmente, simplesmente para manter uma sensação de bem-estar geral.
Gostou do conteúdo? Eu adoraria saber o que você achou deste artigo e quais outros assuntos que você gostaria de ver por aqui. Conte nos comentários abaixo.