Ansiedade

Nesse mundo moderno e acelerado, é muito comum a pressão do dia a dia resultar em diminuição na qualidade de vida das pessoas. O excesso de trabalho, problemas familiares e falta de tempo têm contribuído para aumentar os casos de distúrbios de ansiedade.

A ansiedade é um estado desagradável, onde a pessoa sente receio, agonia, impaciência ou angústia. Pode ter ou não ter uma causa real. Todos nós temos um pouco de ansiedade, mas o distúrbio se caracteriza quando há um excesso do sentimento de inquietação e preocupação sem conseguir controlar.

 

Como funciona?

 

A acupuntura é amplamente reconhecida no tratamento de dores e doenças. No entanto, ela também pode ser utilizada para problemas emocionais. Muitos brasileiros vêm utilizando a acupuntura no controle da ansiedade, já que em muitos casos é mais eficiente do que outras terapias e não causa danos ou efeitos colaterais (no caso de o paciente submeter ao tratamento através de remédios).

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) utiliza como teoria o fluxo de energia ou força vital, conhecido como Qi (pronuncia-se chi), que se acredita fluir através de caminhos (meridianos) no corpo e regula a saúde geral da pessoa (parecido com o sangue e o sistema circulatório).

Ansiedade

Quando existe algum tipo de problema, como o distúrbio de ansiedade, que interrompe o fluxo de qi, a acupuntura é utilizada através da inserção de agulhas em pontos específicos no corpo, o que ajuda a restaurar o equilíbrio do Qi.

A acupuntura estimula o sistema nervoso a produzir produtos químicos analgésicos, impulsionar a capacidade natural do corpo para se curar ou estimular a parte do cérebro que controla as emoções, incluindo a ansiedade.

Após o fluxo de Qi estar estável novamente, as consequências do desequilíbrio são amenizadas. No caso da ansiedade, isso permite que lentamente a pessoa se acalme, ficando mais relaxada a cada sessão.

 

Acupuntura no controle da ansiedade

 
Ansiedade

Pessoas tratadas com acupuntura muitas vezes já sentem os resultados após a primeira sessão, com melhoras significantes com o tratamento contínuo. Se você possui algum problema de ansiedade e faz algum tipo de tratamento sem muito resultado, considere incluir a acupuntura como complemento, já que não tem nada a perder e os riscos são quase inexistentes.

 

Gostou do conteúdo? Eu adoraria saber o que você achou deste artigo e quais outros assuntos que você gostaria de ver por aqui. Conte nos comentários abaixo.


Compartilhe:
Médica formada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), é especialista em Acupuntura Médica pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) e Associação Médica Brasileira (AMB). Atualmente realiza tratamentos em pacientes com base na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Medicina Ocidental. CRM 157.203

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *