A Auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) utilizada por muitos profissionais que realizam a acupuntura tradicional. Ela pode ser utilizada para tratar diversos sintomas diretamente ou para complementar as sessões de acupuntura, potencializando ainda mais o tratamento.
A base da Auriculoterapia consiste na aplicação de pequenas esferas (podem ser sementes de mostarda, chumbo, cristais), ou até pequenas agulhas na orelha, que é considerada uma região “rica” por conter pontos que representam todos os órgãos do corpo humano. Assim, quando os pontos são estimulados é possível tratar problemas de saúde e aliviar sintomas físicos, psicológicos e emocionais.
Conheça as 4 vantagens da auriculoterapia
1 – Econômico e prático
Pelo fato da auriculoterapia utilizar normalmente materiais mais baratos como sementes de mostarda e esparadrapo, associados a um bom diagnóstico, a sessão costuma ser mais barata que a acupuntura tradicional com agulhas. O profissional aplica as sementes na orelha e o paciente fica com elas de 7 a 10 dias, estimulando-as durante esse período.
2 – Tratamento rápido e eficaz
Em alguns casos a dor do paciente pode desaparecer em poucos minutos: como golpes externos, fases pós-operatórias, inflamações, torceduras, luxações, etc.
Nos tratamentos de urgências como desmaios, em poucas horas, consegue-se uma normalização da pressão sanguínea do paciente.
Fácil manejo, dispensando elementos complicados para sua utilização, sendo manual e podendo realizar-se em qualquer momento ou lugar.
3 – Seguro
Indicada para pacientes que não desejam ou está impedido de receber tratamento com agulhas.
Além de complementar à terapia da acupuntura com agulhas para continuar o tratamento em casa, seus efeitos colaterais são nulos.
Pode ser efetivamente combinado com outros tratamentos e controlar vários tipos de dores e problemas.
4 – Ajuda no controle do corpo
Aumento da vitalidade e energia, redução do estresse e maior relaxamento, rejuvenescimento da pele, controle do peso, aumento das funções físicas e atléticas, controle da dor, regularidade dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea, estabilização do sistema imunológico.
Gostou do conteúdo? Eu adoraria saber o que você achou deste artigo e quais outros assuntos que você gostaria de ver por aqui. Conte nos comentários abaixo.